II CONGRESSO INTERNACIONAL DO NORDESTE DE PSICOLOGIA JURÍDICA E DIREITO PENAL
13, 14 e 15 de setembro de 2018Fortaleza - Ceará, Hotel Praia Centro

PALESTRANTES

ALINE LOBATO

Psicóloga. Doutora e mestre em Psicologia Investigativa pela Universidade de Liverpool-Inglaterra. Especialista em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Professora efetiva e titular do Departamento de Psicologia e do Departamento de Direito-UEPB. Foi coordenadora dos Cursos de Especialização em: Inteligência Policial e Análise Criminal; Direito Penal e Processual Penal e em Segurança Pública (MJ/SSP-PB/ACADEPOL-PB/UEPB). Professora de cursos de especialização em: Direito Penal; Segurança Pública; Perícia Criminal; Inteligência Policial e Análise Criminal (UEPB). Professora dos Cursos de Especialização em: Segurança Pública da Polícia Militar do Estado da Paraíba-PB; Ciências Criminais-CESREI-PB; Psicologia Jurídica-FIP-PB; Psicologia Jurídica-FACHO-PE; Perícia Criminal & Ciências Forenses-DALMASS-PA; Psicologia Jurídica e Inteligência Criminal-INCURSOS-GO; Criminal Profiling-IPEBJ-SP.Professora ministrante de vários cursos para a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Escolas de Magistratura, Fóruns Criminais e Universidades, na área de Análise da Cena do Crime e do Perfil dos Criminosos; Comportamento Criminal; Técnicas de Investigação; Geografia do Crime; Criminal Profiling e Psicologia Investigativa.Palestrante em congressos e simpósios nacionais e internacionais.Avaliadora de artigos e membro de corpo editorial de Revistas Científicas. Ex-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ. Diretora do Diretório Regional Nordeste da ABPJ e ex-presidente nacional da ABPJ.Única brasileira com mestrado e doutorado em InvestigativePsychology (Psicologia Investigativa).

ANA KALLINE SOARES

Advogada. Especialista em Mediação, Conciliação e Arbitragem. Mediadora Judicial cadastrada pelo Conselho Nacional de Justiça em atuação junto ao TJ/PB. Professora do Curso de Formação de Mediadores Judiciais da FESP-PB. Professora de pós-graduação nas disciplinas: Mediação Familiar e Práticas Colaborativas, CEO do Centro Integrado Sistêmico de TransformAção de Conflitos-CISTAC. Membro ouvinte da Comissão de Psicologia Jurídica do CRP-13. Vice-diretora do Diretório Regional Nordeste da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ.

ANA SANI

Professora Associada da Universidade Fernando Pessoa-UFP-Portugal. Doutora em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho. Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime-UFP. Co-coordenadora da Unidade de Psicologia Forense da Clínica Pedagógica de Psicologia-UFP. Perita Forense. Investigadora e Co-coordenadora do Observatório Permanente Violência e Crime (OPVC). Membro integrado externo do Centro de Investigação em Estudos da Criança-Universidade do Minho-Portugal. Colabora do Centro de Investigação em Ciências Sociais e do Comportamento (FP-B2S) da UFP. Desenvolve investigação nas áreas de Vitimologia e Psicologia Forense, em especial nos temas da vitimação e proteção da criança, sistema de justiça, crime e (in)segurança. Autora de várias publicações nacionais e internacionais.

ROSSANDRO KLINJEY

Psicólogo. Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Professor da UNIFACISA-PB. Psicólogo Clínico. Palestrante. Escritor. Palestrante nas áreas: Recursos Humanos, Motivacional, Liderança, Educação, Relações Interpessoais, Desenvolvimento Emocional, Gestão de Pessoas, Serviço Público, Cultura de Paz, entre outros, no Brasil, Estados Unidos e Europa.

ANA CRISTINA MENDONÇA

Advogada. Professora de Direito Processual Penal do CERS, PCJ e PEO. Professora da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ), da Fundação Escola e da Associação do Ministério Públicodo Estado do Rio de Janeiro. Professora de Direito Processual Penal e Prática Forense Penal daUniversidade Candido Mendes, aprovada em concurso público, além de diversos cursos deEspecialização e Pós-graduação. Autora de obras jurídicas, entre as quais: Prática Penal;Descomplicando-Processo Penal e Delegado de Polícia-Teoria e questões comentadas, da EditoraArmador/JusPodivme co-organizadora do VadeMecum Penal, da Editora Armador/JusPodivm.

ADILSON PEREIRA

Perito Criminal, Classe Especial, de São Paulo, 30 anos de carreira. Graduado em Física pela UNISA/SP. Ex-Diretor do Instituto de Criminalística/SP. Ex-Diretor dos Laboratórios do Instituto de Criminalística/SP. Membro da Comissão de Estudos sobre Perícias Forenses OAB/SP. Professor da Academia de Polícia de São Paulo em Criminalística, Balística, Física Forense, Levantamento Técnico de Local de Crime e de Manchas e Impressões, Acidentes de Trânsito, Crimes de Homicídio. Coordenador e Professor de Ciências Forenses no IPEBJ/Ribeirão Preto. Professor de Ciências Forenses nas seguintes instituições: Instituto de Psicologia e Outras Ciências do Porto/Portugal, UNASP/SP, DALMAS/AM/PA/AC. Especializado em Investigação Técnico Científica de Cenas de Crime em Geral e em Homicídios-CSI, pelo Lake Tecnical Center, InstituteofPublicSafety, Florida, USA.

ALTIERE PONCIANO

Psicólogo, Clínico e Jurídico. Mestrando no Mestrado Internacional em Ciências Criminológico-Forense na Universidad de CienciasEmpresariales y Sociales de Buenos Aires, Argentina. Formação em Saúde Mental e Direito no IPq-USP, habilitação a Perícia Psicológica. Aluno da formação em Psicanálise do Corpo Freudiano-Escola de Psicanálise-Seção Belém. Diretor executivo e responsável técnico da Fortiori Consultoria em Psicologia. Professor da Pós-graduação em Avaliação Psicológica da Dalmass. Ministraaulas em: Avaliação Psicológica no Contexto Pericial e Forense; Elaboração de Documentos Provenientes de Avaliação Psicológica; Orientação Profissional e de Carreira e Supervisão. Perito Ad Hoc e Assistente Técnico em causas civis, criminais e trabalhistas. Desenvolve pesquisa sobre: interface do Direito Penal com a Psicanálise, em especial a atuação do Psicólogo no Sistema Prisional Brasileiro, o Exame Criminológico e a Individualização da Execução da Pena. Ex-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ, gestão 2015-2017. Diretor do Regional Norte da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ, gestão 2017-2019. Coordenador do Projeto de Pesquisa e Extensão Psicologia nas Ruas com objetivo de reduzir riscos e levar informação a população sobre saúde mental e qualidade de vida. Coordenador no Estado do Pará do Projeto GDUCC-Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade, uma parceria da USP-FORTIORI-SUSIPE. Coordenador técnico de Psicologia Clínica e Jurídica da EgFocus em Luanda, Angola.

ALVINO DE SÁ

Psicólogo. Formado em Psicologia pela PUC-SP. Doutor em Psicologia Clínica e mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Especialização em Psicologia Jurídica-CFP. Livre Docente em Criminologia-Faculdade de Direito da USP. Professor Associado Senior do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia-Faculdade de Direito da USP. Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Ciências Criminais-IBCCRIM. Foi membro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Foi Coordenador do Laboratório de Iniciação Científica e do Departamento de Pós-Graduação-IBCCRIM. Foi psicólogo da Secretaria de Administração Penitenciária de SP (1972 a 2005). Foi professor da Universidade Guarulhos (1972 a 2005). Foi professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (1993 a 2004). Foi membro titular do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo (1987 a 1999). Coordenador Técnico do Manual de Projetos de Reintegração Social-SP: Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (2005). Autor de artigos científicos e livros. Primeiro lugar no Concurso de Premiação de Excelência em Docência na Graduação, na Faculdade de Direito da USP, bem como entre os cinco primeiros colocados no mesmo concurso em toda a USP, no ano de 2012.

ANTÔNIO DE PÁDUA SERAFIM

Psicólogo. Diretor do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria (IPq-HCFMUSP). Coordenador do Núcleo de Psiquiatria e Psicologia Forense (IPq-HCFMUSP). Professor Colaborador do Departamento de Psiquiatria-FMUSP. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento-IPUSP. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde-UMESP.

ANTÔNIO EÇA

Médico. Psiquiatra. Mestre em Psicologia-Universidade São Marcos (1998). Especialização em Psiquiatria-Associação Brasileira de Psiquiatria (1981). Graduação em Medicina-Faculdade de Medicina da Fundação do ABC (1974). Formação em Psiquiatria-Manicômio Judiciário do Estado de São Paulo-Hospital de Custódia e Tratamento 'Prof André Teixeira Lima' (1975-1978). Atualmente é diretor médico do Centro de Atualização em Saúde-CAS. Professor de cursos de graduação e pós-graduação em: Psiquiatria Clínica, Psicopatologia Forense, Medicina Legal e Criminologia. Experiência na área de Medicina, com ênfase em: Psiquiatria Clínica, Psiquiatria Forense, Psicoterapia e Medicina Legal. Atua como perito e assistente técnico em varas Criminais, Cíveis e da Família.

CARMEN GAUDÊNCIO

Doutora em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri-Espanha. Mestra em Psicologia Clínica Forense-Pericial Coorporativa de Madri-Espanha. Psicóloga Clínica Forense. Professora do Departamento de Psicologia da UFPB. Coordenadora do Laboratório de Avaliação e Intervenção Clínica Forense-LAICF/UFPB/CNPq. Perita Colaboradora do Tribunal de Justiça da Paraíba. Experiência em Perícias Cíveis e Criminais e Vitimologia, com atuação no "Juizado e Delegacia de Atenção à Vítimas de Todo Tipo de Delito" de Madri-Espanha. Diretora Científica da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ.

DOMINGOS ARAÚJO

Psicólogo e Advogado-Universidade Federal da Bahia-UFBA. Doutor em Psicologia. Mestre em Psicologia-Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Membro da Conflict Research Society-Oxford. Membro do Observatório da Pacificação Social da Faculdade de Direito da UFBA. Experiência em Psicologia Jurídica, Direitos Humanos, Adolescentes emconflito com a Lei, Ética Profissional, Mediação de Conflitos e Perícia Psicológica.

DORIÉLIO BARRETO

Advogado. Psicólogo. Cirurgião-Dentista. Habilitado em Hipnose pelo CFO. Mestre em Odontologia Social. Especialista em Odontologia Legal. Professor Adjunto (aposentado) da Disciplina de Orientação Profissional e Odontologia Legal do Curso de Odontologia da UFRN.Ex-Professor das Disciplinas de Orientação Profissional e de Odontologia Legal do Curso de Odontologia da UnP.Ex-Professor da Disciplina de Psicologia Jurídica do Curso de Direito na UnP, na UniFacex e na Estácio. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-RN) e do Conselho Regional de Odontologia (CRO-RN).Ex-Vice-Presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Odontologia.Ex-Coordenador de Odontologia da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RN).Ex-Juiz Classista do Tribunal Regional de Trabalho (TRT-RN).Atual Diretor do Departamento de Odontologia da Sociedade Brasileira de Hipnose (AsBH).Atual Membro da Comissão de Legislação do Conselho Federal de Odontologia. Atual Presidente da Sociedade Rio-Grandense de Hipnose.

ELQUISSANA QUIRINO

Psicóloga, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1997). Doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2005). Especialização em Criminologia. Psicóloga Clinica na Clinica Psicológica Integra. Docente das faculdades Objetivo e Almeida Rodrigues, Rio Verde-GO. Experiência nas áreas de Psicologia Clinica com Formação em Gestalt Terapia, Docência Universitária, Psicodiagnóstico Adulto e Infantil, Perícia Psicológica Forense. Vasta experiência na utilização do instrumento psicológico Teste Projetivo Rorschach. Ministra cursos de formação do Teste Projetivo Rorschach (Belém-PA, Santarém-PA, Macapá-AP e Rio Verde-GO). Experiência na atuação no Sistema Prisional como Psicóloga Jurídica. Docente nos Cursos de Pós Graduação em: Psicologia Jurídica e de Investigação-Incursos-Goiânia-GO; Avaliação Psicológica da Personalidade-Dalmass-Goiânia-GO, Belém-PA, Santarém-PA, Macapá-AP; Gestão de Avaliação Psicológica-Faculdade Albert Eisten-Rio Verde-GO.

ELTON GURGEL

Psicólogo. Especialista em Avaliação Psicológica, Educação Especial e Psicologia Jurídica. Professor da Universidade de Fortaleza-UNIFOR. Coordenador da Central de Alternativas Penais da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará. Foi Psicólogo da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas de Fortaleza (1998 à 2011). Membro da Comissão Nacional de Apoio às Penas Alternativas-CONAPA do Ministério da Justiça. Conselheiro Estadual de Políticas Sobre Droga- CE. Coordenador do Programa de Assistência em Drogadicção da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará. Conselheiro Presidente e coordenador da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ.

FERNANDO DE JESUS

Psicólogo. Contador. Habilitação Básica em Química, Técnico em Contabil. Perito Criminal Federal-Classe Especial-Área Contábil (Aposentado). Chefe do Serviço de Criminalística na SR/AM por dez anos. Ex-Coordenador de Ensino e Coordenador de Altos Estudos de Segurança Pública da Academia Nacional de Polícia. Pós-graduado em: Auditoria Contábil; Inteligência Estratégica; Gerenciamento de Projetos (FGV/Brasília) e Gerenciamento Estratégico (Universidade da Califórnia do Sul). Cursos de investigação pelo DrugEnforcementAdministration, FBI, ILEA, CICAD/OEA e EUROPOL. MBA em Gestão Empresarial pela FGV/ESUP-Goiânia. Doutor em Psicologia Social e Básica pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha. Bolsista do Governo Britânico, estágio de Pós-doutorado na Universidade de Liverpool-Inglaterra. Pós-doutorado em Ciências Jurídicas e Garantias Constitucionais pela UniversidadNacional de La Matanza (Argentina). Consultor do PNUD/ONU-Projeto Diagnóstico da Perícia Criminal no Brasil. Professor universitário em pós-graduação (IPECON, IPOG, IPEBJ e IN-CURSOS). Palestrante, escritor, vários livros e artigos publicados (em congressos, encontros e revistas técnicas). Avaliador de artigos em Revistas Científicas. Diretor da empresa de consultoria e cursos Evidenze.

GABRIELLA NÓBREGA

Perita Oficial Criminal. Superintendente de Departamento do IPC-PB. Doutoranda em Direito pela Universidade Católica de Buenos Aires. Mestre em Perícias Forenses pela UPE/PE. Especialista em Ciências Jurídicas-Universidade Potiguar/RN. Especialista em Gestão Estratégica da Segurança Pública-UEPB. Professora (graduação e pós-graduação) e Coordenadora da Graduação em Direito-FESP/PB. Professora da Graduação em Direito-IESP/PB. Professora convidada da Pós Graduação das instituições: Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba-FESMIP; IESP/PB; Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ/PB. Professora Instrutora da Academia de Ensino da Polícia Civil do Estado da Paraíba-ACADEPOL/PB.

HELENA RIBEIRO

Psicóloga. Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Especialista em Psicologia Clínica e em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia. Chefe do Centro de Apoio Psicossocial do Tribunal de Justiça do Estado dePernambuco. Docente na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda-FACHO. Membro Fundador da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ.

JOÃO ALCHIERI

Psicólogo. Doutor e Professor associado e bolsista produtividade (CNPq) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Orientador de doutorado e mestrado no PPG Ciências da Saúde. Experiência em metodologia, instrumentação e equipamentos em Psicologia. Atua principalmente em processos de Avaliação Psicológica com ênfase em: Instrumentos Psicológicos, Neuropsicologia e Demência, Avaliação de Personalidade e Psicopatologia. Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ.

LEONARDO FARIA

Psicólogo. Mestrando em Ciências Criminológicas-Forenses. Especialista em Neuropsicologia. Especialista em Criminologia. Especialista em Psicologia Jurídica. Psicólogo Criminal da Polícia Técnico-Cientifica do Estado de Goiás, aonde realiza perícias psicológicas em vítimas e acusados em situações de violência. Professor da Academia Estadual de Segurança Pública do Estado de Goiás; Escola Superior de Polícia Civil do Estado de Goiás. Carreira profissional na docência de ensino superior, em nível de graduação e pós-graduação nas seguintes instituições: DALMASS (em várias cidades do Brasil);PUC-GO; NEPNEURO-GO; IPEBJ-SP. Consultor Conselheiro efetivo do Conselheiro Regional de Psicologia (2016-2018). Consultor na mídia impressa, rádio, televisão e virtual, em temas relacionados à Avaliação Psicológica, Neurociência e Criminologia. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ.

MAURO PAULINO

Psicólogo Forense. Doutorando em Psicologia Forense na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação na Universidade de Coimbra (FPCE-UC). Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Especialista Avançado em Psicologia da Justiça pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Coordenador do Instituto de Psicologia Clínica e Forense-MIND. Consultor do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses-IP. Coordenador da pós-graduação de Psicologia Forense da Universidade Autónoma de Lisboa. Autor e Coordenador de vários livros. Docente convidado em várias universidades nacionais e internacionais. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (PsyAssessmentLab) (FPCE-UC). Membro da Comissão de Ética do Centro de Investigação em Psicologia (CIP) da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Membro Benemérito da ABPJ.

ROCHELLI TRIGUEIRO

Psicóloga. Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes (USP). Foi psicóloga do Núcleo de Psicologia do Fórum Clóvis Beviláqua (TJ-CE). Foi Conselheira do Conselho Regional de Psicologia 11ª Região. Professora de Psicologia Jurídica e Coordenadora de Pós-graduação em Psicologia Jurídica da UNIFOR. Psicoterapeuta psicodramatista. Psicóloga Jurídica da 12ª Vara Criminal Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes da comarca de Fortaleza (TJ-CE). Entrevistadora Forense de vítimas de crimes sexuais. Psicóloga responsável pela implantação do Depoimento Especial (TJ-CE).

RODRIGO MELLO

Psicólogo. Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP. Graduação e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Professor do Centro Universitário-UNIFACISA. Psicólogo Clínico. Ex-Diretor Científico da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ.

RUI MATEUS

Doutor em Ciências, com ênfase em Neurociência Cognitiva-Programa de Pós-Graduação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo-USP. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem-Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP. Especialista em Psicologia da Saúde, Práticas Clínicas e Hospitalares-UNESP. Professor de Neurociência e Criminalidade e Análise do Comportamento Comunicativo nos Cursos: Criminal Profiling; Psicologia Jurídica e Criminologia do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos-IPEBJ-Ribeirão Preto-SP. Graduado em Psicologia-Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba-FEA. Possui experiência como professor universitário e psicólogo nas áreas de Neurociência e Psicologia aplicada em diversos cursos de graduação e pós-graduação.

SONIA ROVINSKI

Psicóloga. Pós-doutorado em Avaliação Psicológica (UFRGS). Doutora em Psicologia Clínica e da Saúde (Universidade de Santiago de Compostela). Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUC-RS). Especialista em Psicologia Jurídica (CFP). Especialista em Criminologia (PUC-RS).Psicóloga Judiciária do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (1993-2013). Professora nos cursos de pós-graduação, UNISINOS, UFCSPA, UnP-RN, UPF, IPOG, lecionando a matéria de Perícia Psicológica Forense. Ex-Diretora Científica da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ (2010-2011). Autora e coautora de livros sobre tema da Avaliação Forense, entre eles “Fundamentos da Perícia Psicológica Forense” (Ed Vetor, 2013).